Resumo da Bíblia



ANTIGO TESTAMENTO
- O Deus de Israel (Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó) é fiel aos seus escolhidos, libertador, que concede prosperidade aos que têm a sua bênção, é um Deus invisível que não pode ser representado por imagens. Deus existe antes do mundo, é criador, superior ao universo. É um Deus que está do lado dos fracos e oprimidos. Deus é justo e quer que os homens sejam justos.
- Define as leis morais e cultuais a serem observadas. Resumidamente a ética consiste em não prejudicar o compatriota e ser solidário com os necessitados.
- Os deuses e estátuas sacras honrados por outros povos não devem ser cultuados.
- Há inúmeras regras sobre a pureza ritual e rituais de purificação.
- As terras da Palestina foram dadas por Deus aos hebreus. Estes tomarão posse da terra e viverão em paz e prosperidade, sendo apreciados por todas as nações.
- A predileção de Deus aos hebreus faz com que eles eliminem os povos de outras nações que ocupavam as terras palestinas, ou  outros povos que os ameacem.
- A desobediência aos mandamentos de Deus (principalmente a adoração a outros deuses) é causa de desgraças para o povo (subjugamento a outros povos).
- Proclama-se a esperança da intervenção divina por meio do(s) Messias para libertar o povo da opressão das nações dominadoras, e reinar com justiça.


NOVO TESTAMENTO
- João Batista prega a proximidade do Reino do Deus.
- Jesus anuncia o Reino de Deus.
- Seus sinais, curas, ensinamentos, morte e ressurreição apontam que ele é o Filho de Deus.
- Jesus de Nazaré é aquele por meio de quem se obtém o perdão dos pecados. É ele o mediador entre Deus e os homens.
- Sua morte de cruz foi um sacrifício de expiação pelos pecados de todos aqueles que nele crerem.
- A fé em Jesus Cristo como filho de Deus e a prática de seus ensinamentos garantem a vida eterna.
- Deus é o pai da humanidade como um todo, e quer que os seres humanos vivam como irmãos amando-se e cuidando uns dos outros.
- Jesus virá uma segunda vez, julgará os vivos e os mortos, concederá a vida eterna aos que obedeceram os seus ensinamentos e o castigo eterno para os que rejeitaram seus ensinamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas