Itinerário da conversão ao Evangelho


1 Estado de desnorteamento
Nossa consciência estará marcadas pela cultura em que vivemos, com seus aspectos pró-evangelho ou anti-evangélicos.
2 Encontro com Cristo
Só este evento é capaz de nos inserir no caminho da conversão evangélica. Encontramos com um amor sem igual e com uma pessoa que nos dá o sentido.
3 Mover do Espírito
O Espírito estará conduzindo-o a afastar-se do pecado e buscar as virtudes. Pela novidade da experiência e pela abundância da graça parecerá fácil vencer as tentações.
4 Conhecer o Evangelho
O Evangelho nos apresenta o caminho seguro da vida conforme a vontade de Deus. É preciso consolidar os valores evangélicos, conhecendo-os na fonte.
5 Acolher o Espírito do Evangelho
Captar a essência e os objetivos por trás das máximas evangélicas e descobrir como aplicá-las nas situações concretas. Descobrirás valores como confiança em Deus-Amor, humildade, altruísmo, misericórdia.
MUDANÇA DE MENTALIDADE: Conversão significa mudança de mentalidade, isto significa deixar com que os esquemas com que compreendemos e lidamos com a realidade sejam modificados pelo Evangelho de Jesus.
6 Ascese
Veremos que a leveza com que observava-se os mandamentos divinos no início da conversão não ocorrerá sempre. Isso ocorre por que a transformação da mente depende do controle da ação instintiva. É preciso consolidar as virtudes, o agir virtuoso. Por isso é preciso submeter a vontade à nova consciência.
Os grandes mestres espirituais ensinam a ascese, que significa um exercício, um treino para ter o nosso ser predisposto para o bem.
Este treino caracteriza-se pela oração, exercícios de renúncia...
Mas não esqueçamos: Em primeiro lugar a perfeição evangélica é GRAÇA DE DEUS.

Comentários

Postagens mais visitadas