Práxis cristã


Multiplicam-se os eventos, cultos, "evangelizações" e sacramentos... Mas pergunto: o que há efetivamente de EVANGELHO em nossas comunidades?
Eu precisaria dizer o que entendo por Evangelho e direi: uma comunidade colaborativa, fraterna, onde haja amor e perdão, serviço do próximo, missionariedade e resgate dos excluídos, transformação de vidas.
Onde os pastores estão fracassando, por que não estamos conseguindo ensinar a práxis cristã, o evangelho prático?
Acho que tenho a resposta: excesso de teoria. O Evangelho prático não pode ser ensinado somente com palavras, mas com atos. Foi assim que Jesus ensinou a prática evangélica: agindo, curando, ensinando com coerência e empatia, repartindo o pão, enfim, por meio de gestos concretos.
Então percebo que há muitos que ensinam o Evangelho, mas poucos que sirvam de modelo de prática evangélica. É necessário haver aqueles que ensinem a prática do evangelho com ações práticas para que tenhamos comunidades que vivenciem o Evangelho e não apenas conheçam a teoria do Evangelho.
E isso é uma necessidade urgente. É algo a lamentar que exista pouco Evangelho prático em nossas comunidades, e creio que esse é um retrato do fracasso de nossa evangelização.
Ensinamos com unção, realizamos milagres, despertamos para a fé, mas não para a vivência do Evangelho.
Vivenciamos o cristianismo da máxima paulina: Se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor será salvo, mas não o cristianismo de Jesus: uma mudança de mentalidade e de postura nas relações com Deus e com o mundo para a realização do Reino de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas