O desafio do perdão

De onde nasce a falta de perdão? A falta de perdão nasce do ódio. O ódio nasce do orgulho.
E o orgulho não nos permite ver o que o outro tem de bom. O orgulho só enxerga o "eu" ferido. O ego nos ofusca. Vemos nossa ferida e não mais o outro. Orgulho é bastar-se a si mesmo.
O remédio contra o ódio é o amor.
É preciso amar o outro com o amor de Deus. Ver o outro com os olhos de Deus. Amar é precisar do outro, é ser humilde. É não bastar-se a si mesmo. Amar é respeitar, acolher e precisar do outro.
Perdoar é parecer com Deus. Pois ele perdoa sempre. Perdoa as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos ofende.
O amor cristão preocupa-se apenas com a ida, não com o retorno do amor.
O amor cristão não ocorre entre 2, mas antes 3. EU, o PRÓXIMO e DEUS.
"EU" amo o "PRÓXIMO" não porque o "OUTRO" me ama.
"EU" amo o "PRÓXIMO" por que "DEUS" me ama. "EU" perdoo o "PRÓXIMO" por que "DEUS" me perdoa.
E a fonte do amor de Deus é infinita e me permite superar as ofensas e mágoas, pois o amor cristão não se limita à correspondência do outro ao amor oferecido, mas à minha gratidão pelo amor com que Deus me ama.

Reminiscências do Retiro dos Capuchinhos 2014

Comentários

Postagens mais visitadas