Meditação
O segredo da sabedoria é a meditação, pois toda a verdade está escrita nas tramas da vida. A sabedoria é o dom mais precioso que se pode pedir. Ainda que seja um dom, ela também se edifica pelo exercício. A meditação, para além das formas e fórmulas, é aprender a ler a vida, interpretá-la, entender o que ela nos quer ensinar e com isso aprender e evoluir. Meditar é contemplar a vida, o meio, as relações, nossas ações e reações e a partir dos nossos erros e acertos ir descobrindo os princípios que regem nossa existência, visando evoluir, crescer para o amor. Diante deste constante aprendizado, vamos aprendendo a usar as cartas certas, isto é as reações adequadas para lidar com as situações. Meditar a vida não significa apenas viver, mas sim ter uma postura de aprendizado, estar disposto a aprender e a deixar-se transformar interiormente.
Na espiritualidade a espiral tridimensional ou hélice é o símbolo da evolução e do crescimento. Muitos seres da natureza tem seu crescimento modelado por uma forma espiral: as florescências dos vegetais, os embriões, as conchas etc... A circularidade representa a repetição, a rotina e o exercitar-se, mas ela não é uma circularidade estática, ela se eleva e se renova dinamicamente, pois acumulando experiências com e aprendizados (rotinas) ela cresce. A medida com que vivemos situações semelhantes podemos lidar com elas de forma nova a partir do aprendizado.
Há que se lamentar que o Cristianismo tenha se desviado para o dogmatismo superficial, uma repetição de fórmulas e de ritos, não que estes sejam ruins, mas infelizmente frequentemente fica-se na superficialidade e há um apego a essa superficialidade, impedindo-nos de mergulhar na profundidade do significado. Essa profundidade está na ciência verdadeira, que está dispersa em todas as formas de conhecimento humano e que nos levam a ter contato com a natureza primordial, que é o sentido universal de todas as coisas e o aprendizado dos meios de viver em harmonia.
Comentários
Postar um comentário