O que Jesus escreveu no chão?
Na passagem da mulher apanhada em adultério (Jo 8,3-10), Jesus é interrogado, a partir da Lei de Moisés, sobre que penalidade deveria ser imposta a ela, pois a lei recomendava a pena de apedrejamento. Diante disso, Jesus inicialmente se abaixa e escreve no chão.
Ao fazer este gesto, Jesus remete ao ato pelo qual teve origem a Lei: pela escrita do dedo de Deus. Segundo o livro do Êxodo, as tábuas da Lei foram escritas pelo dedo de Deus. (Ex 31,18).
Jesus, no Evangelho de João, desde o prólogo (Jo 1,1-18) é apresentado como a Palavra do Pai. Desta forma, sendo ele a Palavra Viva, tem autoridade sobre a Palavra escrita.
Na perpectiva joanina, Jesus é a fonte da lei dada a Moisés e, por isso, ele tem a devida autoridade de aplicá-la. Ao escrever no chão, Jesus mostra-se como a fonte da Lei dada a Moisés, e agora, nos tempos messiânicos ele vem complementar esta mesma Lei acrescendo-a da misericórdia, e julgando os que se apoderam dela para condenar.
A identificação de Jesus com a Torá é reafirmada no v. 12 onde Jesus se afirma como sendo a luz do mundo, pois a luz, desde o Antigo Testamento, é uma metáfora para a Palavra de Deus e para a Lei (Torá): “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119,105).
A partir do contexto do Evangelho, compreende-se que por meio do gesto de Jesus escrever no chão, o Evangelista aponta Jesus como a Lei Viva de Deus, fonte da lei e aquele que tem autoridade de aplicá-la no julgamento, porém seu julgamento tem por base a misericórdia e o convite à conversão: "vai, e não peques mais" (Jo 8,11).
Comentários
Postar um comentário