Ceia do Senhor e a Páscoa Judaica


Antes de sua morte, Jesus celebrou a Sêder de Pêssach (uma refeição familiar em comemoração da Páscoa) com os apóstolos.
“No primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa?” Marcos 14:12
A celebração servia para recordar a fuga às pressas do povo hebreu das terras do Egito onde eram oprimidos com trabalhos forçados.
A celebração envolvia hinos, ritos (Haggadah) e alimentos como o cordeiro, a matzá (o pão sem fermento), o vinho, as ervas amargas, e um molho de frutas vermelhas, nozes e vinho chamado haroset.
Segundo a tradição dos apóstolos, em meio a esta celebração, Jesus ao tomar o pão e o vinho deu novo significado a estes alimentos afirmando que eram seu corpo e seu sangue, por meio do qual realizou a nova aliança:
"Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam.
E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos. Em verdade vos digo: já não beberei do fruto da videira, até aquele dia em que o beberei de novo no Reino de Deus." Marcos 14:22-25
As primeiras comunidades cristãs realizavam esta cerimônia em memória da morte do Senhor. O sentido dessa celebração é informado por Paulo:
“todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” 1 Coríntios 11:26

Comentários

Postagens mais visitadas