Santidade Cristã

O exemplo de santidade em Cristo

Contrariando toda e qualquer receita ou compêndio de Teologia Sistemática meia boca, o apelo Bíblico para o homem viver a Santidade não tem nada a ver com regras. Mas tem a ver em olharmos para a simplicidade da Missão de Cristo como homem, calcada em seu caráter divino.
Que se Jesus, o Deus-homem, fez aqui na Terra, fez como homem e a mensagem é: “Se eu Mestre fiz, vocês discípulos devem e podem fazer igual” (João 13 – leia o capítulo todo! E depois veja o filme “Dust” da série Nooma). Por exemplo: sua compaixão, sua humildade, seu cuidado com o próximo, suas orações, suas meditações, suas pregações, seus enfrentamentos, suas desilusões, seu sofrimento, suas participações nas festas e nos velórios, seus almoços ou Ceia, seus cânticos, seu cansaço, seu repouso, seu trabalho, suas participações no templo, seus ensinos embaixo das árvores, etc. Aqui sim temos Santidade, na prática de Cristo ensinada a nós, vivenciada na Eclesiologia. Agora, aquilo que Cristo é somente a ele cabe. Nós só poderemos depender dele para usufruirmos: Salvador, Redentor, Provedor, Senhor, Sacrifício perfeito, etc.
O chamado do Senhor para a santidade é para que entendamos que fomos separados por ele para influenciarmos o mundo de maneira impactante, excelente e graciosa. Sem imposições arbitrárias, sem pé nem cabeça, sem a ideia de sacrifícios rituais, mas sim a entrega total da nossa vida para que o Senhor abençoe outras pessoas através de nós. O princípio bíblico e cristão da Santidade é atingir e abençoarmos outros, e não somente agregarmos e somarmos para nós.
Bem diferente das motivações que vejo e ouço por aí para que o homem alcance Santidade.
Agora, concluo convidando-o a se comprometer com a Santidade, para que realmente seu ministério (seja lá qual for), tenha a relevância do Reino; e se você estiver envolvido com o Ministério de Música da sua Igreja, então seja ainda mais abençoador:
Religiosidade apenas aprisiona o homem na imaturidade espiritual, levando-nos a viver uma Santidade às avessas;
Qualquer ministério sem Santidade, atende apenas interesses humanos deixando de ser ministério;
Santidade tem mais a ver com as simples práticas que Cristo nos ensinou, do que com regras subjetivas que os homens impuseram para chegarmos a Deus;
Cheios de Santidade para abençoarmos, e assim, consequentemente seremos abençoados.
Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. “Façam caminhos retos para os seus pés” para que o manco se desvie, antes, seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12.12 a 14.


Comentários

Postagens mais visitadas